O Programa de Educação Ambiental “Recicla Verdinho” segue com as ações no município a todo o vapor. Nesta última quinta-feira (17.11), os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal em Tempo Integral Brás Maimoni participaram de palestras de conscientização a respeito da agricultura familiar, do combate a dengue e sobre a organização e economia do dinheiro.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Educação, através do Projeto Cidade Empreendedora e Sustentável do SEBRAE e conta com a parceria do Sicredi Ouro Verde e da Capital Consultoria e Treinamentos.
O objetivo do “Recicla Verdinho” é incentivar boas práticas sociais, econômicas e ambientais através da criação de uma moeda social (o verdinho), que posteriormente será trocada por materiais recicláveis coletados pelos estudantes. A moeda será utilizada na aquisição de produtos naturais e saudáveis das Feiras Livres de Diamantino.
Ao todo são investidos R$ 5.000,00 que serão convertidos em Verdinhos, que equivale a R$ 1,00 cada uma). A cada 10 embalagens coletadas pelos alunos, seja latas de alumínio, garrafas pet, recipientes de produtos de limpeza ou caixas de diversos materiais, o estudante receberá um verdinho em troca.
A diretora da Escola Brás Maimoni, Dirce Carris, comenta sobre o andamento do programa junto à unidade escolar. “Somos os primeiros a desenvolver o programa ‘Recicla Verdinho’ e avalio que tivemos uma excelente aceitação da comunidade. Nossas atividades são encaminhadas em grupos para os pais e todos estão empolgados com a ação” compartilhou a diretora.
Lucas Adolfo, coordenador do setor da Vigilância Ambiental de Diamantino, falou sobre como o trabalho de conscientização com as crianças causam reflexos dentro de casa com a família.
“Conversamos junto aos alunos sobre a importância deles no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da zika, chikungunya e dengue. Incentivamos o diálogo também com as famílias, aumentando o diagnóstico e a prevenção. Lembramos a todos que estamos em tempo de chuva, um período crítico, e que cada ação individual, seja de recolher o lixo do quintal ou cobrir os reservatórios de água, faz a diferença”, compartilhou o coordenador.
Leidiane Lunelli, chefe do departamento do desenvolvimento rural sustentável e Vanderlei Santos, coordenador técnico, apresentaram às crianças a importância da agricultura familiar no município, além de conversarem sobre o acesso a alimentos saudáveis.
“Estamos trabalhando com a base do nosso futuro e do futuro da nossa cidade: as crianças. Mostramos para os alunos mais detalhes sobre os alimentos da agricultura familiar e sobre uma alimentação saudável”, falou o coordenador.
“Esse momento de interação com as crianças foi muito especial, enquanto secretaria de agricultura estamos felizes em poder contribuir com a formação educacional e ambiental delas, ainda mais falando dos produtos da agricultura familiar”. compartilhou Leidiane.
Quem também esteve presente foi a equipe do Sicredi Diamantino, que explicou sobre a importância do cuidado, zelo e economia do dinheiro, a partir de conversas, brincadeiras e episódios da Turma da Mônica.
As crianças poderão, pela primeira vez, realizar a troca dos materiais reciclados pela nota do Verdinho, nesta quarta-feira (23.11), durante a Feira Municipal da Agricultura Familiar, a partir das 15:30 horas na Praça Delbray Cristofolli no Novo Diamantino.
Diamantino, 22 de novembro de 2022.
Autor/Fotos: Anna Clara Capistrano
Fonte: Superintendência de Comunicação