Escola Municipal 03 de Maio de Paranatinga-MT

HISTÓRICO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental 3 de Maio, criada pelo Decreto nº 011/1987, pelo prefeito José Barbosa de Moura, patrono da escola (in memoriam), que era uma pessoa de espírito altruísta, sempre preocupado com a melhoria de vida dos munícipes, percebeu que o bairro Bica D`água necessitava de uma escola, por ali existir uma grande população e um número elevado de crianças e por ser um bairro distante do centro da cidade.

Criou-se, assim a Escola Municipal 3 de Maio, cujo nome é uma referência a data de aniversário do referido Prefeito, que também fez doação do terreno. O 1º CDCE-Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar da escola foi formado em 04 de Maio de 1999.

De 1987 até o ano de 2007 a escola foi dirigida pela Secretaria Municipal de Educação e sua equipe pedagógica. No ano de 2008, o Prefeito em exercício nomeou pela portaria 023/2008 a professora Deusa Francisca da Silva como diretora provisória. Em outubro do mesmo ano foi aprovada a Lei 511/08, que regulamenta os dispositivos do art. 14 da Lei Federal nº 9.394/96, bem como o inciso VI do art. 206 da Constituição Federal e art. 59, parágrafo único da Lei Municipal nº002/2000, que estabelecem a Gestão Democrática do Ensino Público do município de Paranatinga, adotando o sistema eletivo para escolha dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino e a criação do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar nas Unidades de Ensino.

Desde sua criação em 1987 a Escola Municipal 03 de Maio ofertou Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e, apesar de ser um bairro de trabalhadores, não oferecia a Educação de Jovens e Adultos até o ano de 2005. Como a procura de Ensino noturno por alunos que não concluíram o Ensino Fundamental em idade própria era grande, a Secretaria Estadual de Educação-SEDUC- criou o projeto Beija-flor que se constituiu resposta da Secretaria à alfabetização, depois de pressionada pelo Ministério Público (MP) face à demanda social de pessoas não-atendidas pelo sistema.

O EJA Beija-flor teve por objetivo à revitalização e a ampliação da oferta de educação de jovens e adultos no estado de Mato Grosso para o ensino fundamental e médio a partir do ano de 2006. Esse projeto ofereceu aos jovens e adultos uma alternativa de atendimento na forma direta assegurando-lhe oportunidades educacionais apropriadas.

O referido projeto passou a atender então a partir de 2006, 59 municípios que não dispunham de nenhuma oferta nessa modalidade de ensino entre eles o município de Paranatinga, ficou decidido pela SEDUC que a Escola Municipal 3 de Maio se responsabilizaria pelo ensino fundamental de 1º segmento nas suas respectivas etapas, se encaixando dentro da modalidade de EJA presencial.

O Projeto Beija-Flor autorizado pela Resolução nº 222/06 CEE/MT encerrou-se no ano letivo de 2009 e a Escola Municipal 03 de Maio encontrou-se na situação de ter que assegurar a continuidade dos estudos aos 97- noventa e sete- alunos que já estavam matriculados. Além de assegurar a continuidade dos estudos, a escola, mediante a demanda de 53 -cinquenta e três- novas matrículas para o ano letivo de 2010, está oferecendo a Educação de Jovens e Adultos 1º segmento, 1ª, 2ª, e 3ª fases, hoje a Escola atende o 1º segmento com 1º e 2º ano conforme a para as pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. O público atendido pelo EJA é composto de subempregados, desempregados, trabalhadores informais, enfim, representantes das múltiplas situações de exclusão que a sociedade brasileira promove.

Portanto, estamos garantindo aos Jovens e Adultos que não tiveram oportunidade de escolarização na idade apropriada, a oferta de uma educação diferenciada, com metodologia e organização curricular específica, efetivando qualidade e quantidade na educação ao assegurar a continuidade e elevação do nível de escolaridade dos Jovens e Adultos de Paranatinga-MT.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Ampliar através da formação continuada as competências profissionais a fim de oferecer um ensino de qualidade e de colaboração na formação de cidadãos conscientes;

– Melhorar a qualidade de ensino através de reflexões coletivas para melhorar os indicadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – Provinha Brasil;

– Possibilitar aos profissionais da educação uma melhor compreensão da função e importância da formação continuada em serviço, permitindo a apropriação dos estudos de conceituados autores e sua aplicação na prática docente;

– Enriquecer a participação dos educadores em suas contribuições valorizando o ponto de vista de cada um na prática pedagógica;

– Proporcionar espaço de formação dos educadores a fim de desenvolver suas potencialidades e qualificar o desempenho no trabalho pedagógico;

– Promover debates, reflexões e interações que tenham a prática educativa e o ensinar como objeto de análise e desenvolvimento de atitude de pesquisa como forma de aprender;

– Ofertar espaços e tempos para os educadores na escola na perspectiva de processos de socialização de saberes;

– Conhecer e colocar em prática os descritores, os objetivos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC / DRC-MT.

Nossa missão

Oferecer educação de qualidade a todos, visualizando a ideia de que todas as crianças e adolescentes devem ser educados qualitativamente, dando prioridade aos quatro pilares da educação: ser, conhecer, fazer e conviver.

Sendo assim, cumpre seu papel junto à comunidade contribuindo para a educação humana global dos alunos, aprendendo na prática a participar socialmente, a influir nas decisões e exigir o respeito a seus direitos de cidadão, a construir coletivamente o mundo em que pretendem viver e que querem deixar para a posteridade.

Filosofia

Ser um ambiente em que a comunidade escolar promova conjuntamente a educação, em que as crianças, jovens e adultos construam seus valores íntimos e legítimos e participem com autonomia na vida social.

Política

Na busca da formação do educando, intencionando a construção de uma sociedade mais humana e mais justa tem-se como política a reconstrução do conhecimento a partir da realidade vivida pelo aluno, originária da experiência, de forma a levá-los a estabelecer relações com a realidade local, despertando-o para aprender a realidades e saberes mais amplos. Fazendo parte ainda da política tem-se como premissa a construção de visão de homem e sociedade pautados na ética, respeito e dignidade, de forma que a comunidade escolar tome consciência da responsabilidade social.

Gestão

Direção:

Profª. Professora Leila Minatto

Coordenação pedagógica:

Joana Darc da Silva Borges

Secretária:

Jaqueline Nunes Costa

Telefone:

(66) 3573 3019

E-mail:

em3maio@yahoo.com.br

Endereço:

Rua José Nilo Ferreira nº 157 – Bairro: Bica d`Água

Modalidades:

Ensino Regular e EJA-Educação de jovens e adultos-1º segmento

Etapas:

Educação Infantil Pré I e II, Ensino Fundamental I

Número de alunos ano letivo de 2020: 224