Dinâmica é baseada na troca de moeda social por materiais recicláveis
Assessoria Sicredi
Os alunos do 4º e 5º anos do Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson, primeira escola a participar do projeto Recicla Verdinho em Tangará, puderam reverter os seus verdinhos, em produtos naturais saudáveis na Feira do Produtor. A troca aconteceu na última quarta-feira, 23, durante ato que marcou o lançamento do projeto Recicla Verdinho na Feira do Produtor de Tangará da Serra.
Para iniciativa se tornar realidade em Tangará da Serra, o Recicla Verdinho foi abraçado pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação, Agricultura, Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, tendo como parceiros a Coopertan, Sebrae, Associação dos Feirantes de Tangará da Serra e a Cooperativa Sicredi.
“Projeto gera oportunidades de reutilização desses materiais”
A dinâmica do projeto é baseada em uma moeda social que é trocasa por materiais recicláveis coletados pelos alunos do 4º e 5º anos de rede pública municipal de ensino participante. Esta moeda é utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis adquiridos na Feira Muncicipal da Agricultura Familiar. A Coopertan recebe todo o material coletado.
“Está dentro da nossa missão, desenvolver a comunidade onde estamos inseridos, sempre pensando na sustentabilidade. Hoje a gente esta aqui com essas crianças, que são o nosso futuro, incentivando-as com ações positivas voltadas a comunidade”, conta o Gerente da Agência Centro do Sicredi, Luiz Fontana.
Com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira dos alunos, o Recicla Verdinho conta com palestras e ações práticas educativas, voltadas também ao desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, em especial os agricultores familiares e os catadores de materiais recicláveis.
“Hoje o Projeto gera oportunidades de reutilização desses materiais arrecadados, para que se tornem outros produtos. É importante que todos vocês multipliquem esses conhecimentos, para outras escolas”, pontua o Prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson.
“A gente fica muito feliz em fazer parte deste ciclo que é tão importante para nossas crianças, que vocês possam aprender com a gente e nós com vocês. Hoje, que vocês possam levar alimentos que vem direto do campo, até a mesa de suas famílias”, finaliza o presidente da Associação dos Feirantes, Valdecir Ferraz.
Fonte: Jornal Diário da Serra
Tangará da Serra, 25 de novembro de 2023.