Projeto Recicla Verdinho Cáceres

Projeto Recicla Verdinho permite troca de recicláveis por moeda social para compra de alimentos em C
Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Paraíso estão participando do projeto piloto de educação ambiental “Recicla Verdinho”, que visa criar nos jovens alunos a cultura da sustentabilidade com responsabilidade social, econômica e ambiental, incentivando-os a serem instrumentos de propagação de boas práticas para a sociedade.

O programa tem como principal objetivo o de conscientizar a sociedade e implantar uma cultura que respeite o meio ambiente por meio da educação dos alunos matriculados na rede pública municipal.

Para Elianne Pires, nutricionista e coordenadora da Merenda Escolar, a iniciativa busca inserir nas crianças práticas de educação sustentável, com incentivo à reciclagem e contribuindo com a variedade de alimentos em casa. “O projeto trabalha vários pontos com os nossos alunos: a alimentação saudável, a preservação do meio ambiente, a questão do trabalho, do valor do dinheiro, entendendo que é necessário o esforço de juntar e trocar para ganhar”, destaca ela.

De acordo com a coordenadora a implantação do projeto passa por várias fases, a primeira já concluída é a orientação dos professores que trabalham em sala de aula temas nas áreas ambiental (sustentabilidade, reciclagem, aterro sanitário e coleta seletiva), na alimentar e nutricional (alimentação saudável, ações de educação alimentar e doenças causadas pela má alimentação), Educação Financeira, Combate ao mosquito da Dengue e Agricultura Familiar (Inclusão social e econômica, desenvolvimento local).

O projeto prevê que a cada dez itens de reciclagem arrecadado, o estudante terá direito a um verdinho. O voucher (verdinho) servirá como moeda para a compra de produtos da agricultura familiar que será realizado na feira, em barracas que estarão sinalizadas como apoiadores do projeto. Já todo material reciclável arrecadado será doado para a associação ou cooperativa de catadores.

Em entrevista exclusiva ao Correio Cacerense, Elianne explicou que os alunos estão na fase de recolhimento dos materiais reciclados para posteriormente realizarem a troca pela moeda social. Segundo ela, eles estão muito motivados em arrecadar os “verdinhos’. “As crianças estão participando bastante, correndo atrás do material reciclável para fazer a troca pelas moedas.

“É uma ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Autarquia Águas do Pantanal, Sebrae, Capital Consultoria, Cidade Empreendedora e Sustentável, Sicredi e Rotary Club de Cáceres”, finaliza Elianne.

Caceres1.png