Estudantes de Bela Vista realizam primeira troca do Recicla Verdinho na feira
Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que alunos troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis
Por Nayara Tiago – 06/07/2023
Nesta quinta-feira (06), alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Jarbas Passarinho, em Bela Vista, realizaram a primeira troca de moeda social do Projeto Recicla Verdinho por alimentos saudáveis na Feira Central da cidade. Ao entregar na escola materiais que seriam descartados em casa, como garrafas PET e recipientes plásticos, os estudantes receberam “verdinhos” e puderam adquirir produtos da agricultura familiar na feira.
O projeto Recicla Verdinho, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a empresa Ciarama Máquinas e o Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora. O prefeito Reinaldo Miranda, ressaltou sua importância para o futuro da cidade. “Este projeto é realmente notável e possui uma importância significativa para o futuro de Bela Vista. É mais um avanço em nossa parceria com o Sebrae, contando com o envolvimento e dedicação de todas as secretarias municipais”, destacou.
Os materiais recicláveis arrecadados pelos estudantes serão destinados aos Catadores de Recicláveis de Bela Vista, contribuindo para a valorização dessa importante atividade. Além disso, o valor dos produtos adquiridos pelas crianças com os “verdinhos” é repassado aos produtores pela Ciarama Máquinas, fortalecendo a agricultura familiar local. Cerca de cinco pequenos produtores estão cadastrados no projeto, possibilitando a troca da moeda social por itens de alimentação frescos e saudáveis.
Matheus Oliveira, gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, enfatizou o impacto positivo do Recicla Verdinho tanto na educação ambiental quanto no fortalecimento da agricultura familiar. “Além de promover a conscientização ambiental, essa iniciativa proporciona uma fonte adicional de renda para os pequenos produtores, pois o valor da moeda social utilizada pelas crianças é repassado a eles. Isso estimula o crescimento da produção e contribui para a sustentabilidade das famílias no campo”, pontuou.
O projeto também desempenha um papel significativo na formação dos estudantes, abordando temas como educação financeira, educação alimentar, saúde e desenvolvimento dos pequenos negócios rurais, como destacou Adrieli Miranda, agente de desenvolvimento da Prefeitura de Bela Vista. “Além da consciência ambiental, o Recicla Verdinho também proporciona conhecimentos valiosos em áreas como educação financeira, educação alimentar, saúde e desenvolvimento de pequenos negócios rurais”, disse.
Fabiana Coelho, coordenadora de pós-venda da Ciarama Máquinas, falou da importância do projeto na transformação da vida das pessoas por meio da educação e sustentabilidade. “O Recicla Verdinho fortalece o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade em Bela Vista. A Ciarama Máquinas, assim como o projeto, tem a missão e o objetivo de inspirar e transformar vidas de forma positiva. Esperamos contribuir com a educação da geração futura, impactar e inspirar a importância da sustentabilidade ao máximo de pessoas da comunidade local”, comentou.
Com o lançamento do projeto Recicla Verdinho em Bela Vista, o município se une a outras cidades participantes do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa fortalece o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade. Além de Bela Vista, o projeto também é realizado em outras cidades do estado, como Rio Brilhante, Maracaju, Costa Rica, Nova Andradina, Dourados, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Inocência, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.