Na noite desta quinta-feira (7), o Sebrae/MS, Sicredi e Prefeitura Municipal lançaram em Maracaju o projeto Recicla Verdinho. Como uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado do município pela segunda vez desde março do ano passado, a ação possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “verdinho” e com ela adquiram alimentos saudáveis na feira do município.
A solenidade foi realizada na sede da Escola Municipal Maurícia Paré Gomes, onde o Recicla Verdinho será desenvolvido. O projeto começa como piloto, atendendo 90 estudantes que cursam o 4º ano do Ensino Fundamental. O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, ressaltou que a ideia é que, posteriormente, a ação seja ampliada
“É um projeto muito interessante, pois a gente consegue favorecer a agricultura familiar e promover a consciência ambiental das crianças e das famílias, já que elas irão levar esse conhecimento para dentro de casa, ensinando os pais que é possível dar o encaminhamento correto para alguns tipos de materiais e com isso cuidar do meio ambiente. Então, a partir do momento em que a gente perceber que a ação está funcionando com eficácia, queremos levá-la para todas as escolas da Rede Municipal. Acredito que seja uma forma de a gente dar um futuro melhor para a nossa sociedade, gerando renda para as famílias do campo e ajudando o meio ambiente”, destacou Calderan.
De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o projeto Recicla Verdinho é uma das iniciativas promovidas por meio do Cidade Empreendedora – programa voltado para promover o desenvolvimento local e a transformação econômica dos municípios. Ele destaca que Maracaju é a terceira cidade do Estado a aderir a ação, além de citar a importância do projeto ao atuar em várias esferas e poder ser considerado uma ferramenta para a promoção da educação e do empreendedorismo.
“O projeto é uma maneira de levar o empreendedorismo até essas crianças, de modo que elas entendam que a atitude delas de separar os materiais recicláveis pode resultar em renda e alimentos na mesa, além de estimular a agricultura familiar no município e fazer com que a população perceba a importância de olhar para o meio ambiente. Com essa iniciativa do Cidade Empreendedora, o Sebrae mostra que, mais do que estar ao lado do pequeno negócio, nossa instituição também trabalha junto aos municípios para promover o desenvolvimento local”, destacou Tito.
Por meio do projeto, as crianças entregam na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos e recebem em troca “verdinhos”. A moeda social pode ser trocada na feira da cidade por hortaliças, legumes, leite e ovos. O material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Maracaju – Recicla Maracaju e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. No município, são 20 produtores da agricultura familiar inscritos no projeto, sendo seis integrantes da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola de São Miguel.
Segundo presidente da cooperativa Sicredi Pantanal MS, Emerson Perosa, a instituição assumiu o papel de patrocinadora da ação por reconhecer a importância do projeto: “O programa Recicla Verdinho é o que podemos chamar de uma iniciativa completa que abrange desde a parte social à educação financeira, em um público que está em formação: nossas crianças. Para a Sicredi Pantanal MS, fazer parte desta ação é gratificante e motivo de muito orgulho porque sabemos que fará a diferença para a nossa sociedade, a curto, médio e longo prazo”.
Na data, também participaram da solenidade de lançamento do Recicla Verdinho o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann; e o conselheiro do Sebrae/MS Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS).
Início do projeto Recicla Verdinho em Maracaju
Neste sábado (9), os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maurícia Paré Gomes poderão fazer a primeira troca de “verdinhos” por alimentos saudáveis na Feira da Agricultura Familiar de Maracaju, localizada na Rua Bruno do Couto, ao lado da antiga rodoviária. O início da ação está previsto para às 7h.
A estudante Geiriele Teodoro Figueiredo separou os materiais recicláveis em casa e já os levou para fazer a troca na escola. Segundo os pais da aluna, Lorivaldo e Rosimeire Figueiredo, o comportamento da família toda mudou. “A gente como adulto tem que se reeducar, nós não tínhamos esse hábito e agora estamos aprendendo com a nossa filha. Acredito que esse projeto seja de suma importância para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar o dinheiro, no sentido de que você precisa ter uma atitude para recebê-lo e poder comprar as coisas. Sem falar que é um grande estímulo para a alimentação saudável, pois minha filha vai escolher o alimento na feira e comprar com o dinheiro dela”, comentou o pai
Maracaju, 30 de dezembro de 2022.