Em Amambai, projeto promove troca de recicláveis por moeda social para compra de produtos da agricultura familiar

O lançamento foi realizado, nesta quarta-feira (22), no Mercado do Produtor, na Praça Orlando Viol, no centro de Amambai

Lançada pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Sicredi, iniciativa promove educação ambiental entre estudantes e fortalece feira do pequeno produtor

A partir desta quarta-feira (22), 189 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental que estudam na Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado, em Amambai, podem trocar materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes recebem “verdinhos” e com essa moeda social podem adquirir produtos naturais e saudáveis na Feira Municipal da Agricultura Familiar.

Trata-se do projeto “Recicla Verdinho”, lançado pela Prefeitura Municipal de Amambai em parceria com a instituição financeira Cooperativa Sicredi e o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. A solenidade de lançamento foi realizada no Mercado do Produtor, na Praça Orlando Viol, no centro de Amambai.

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson de Medeiros, o Recicla Verdinho é uma das iniciativas promovidas pelo programa Cidade Empreendedora, executado em Amambai, desde março do ano passado. O município é o quinto em Mato Grosso do Sul a desenvolver o projeto que, além de promover a educação ambiental, também visa fortalecer a agricultura familiar.

“A finalidade é despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental, mas também valorizar a agricultura familiar, além de promover o ciclo virtuoso da economia. Quando o estudante compra com o “verdinho” o alimento do pequeno produtor, ele recebe o valor por meio do Sicredi, o que gera renda para as famílias no campo”, destacou.

O material reciclável arrecadado é doado para a Cooperativa dos catadores de materiais reciclaveis (Coopercicla) e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. No município, são 22 pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado, Rosenilde Jonck Arruda Ostemberg, o “Recicla Verdinho” possibilita que os alunos cuidem do meio ambiente, aprendam a se alimentar de forma saudável, e fortaleçam o pequeno produtor. “Somos gratos por ser a primeira escola no município a ter o projeto e acredito que, a partir desse ato, muitas outras escolas serão envolvidas e mais crianças serão contempladas com o ‘verdinho’, preservando o meio ambiente e valorizar os produtores rurais”, pontuou.

Gabriel Borges foi um dos estudantes que participou da cerimonia de lançamento e aprovou a iniciativa. “Gostei muito do projeto ‘Verdinho’ e minha mãe também, porque a população precisa deixar o lixo mais organizado, a gente sempre assiste sobre isso na TV. Já comecei a recolher os materiais recicláveis para trocar na feira”, disse.

Capacitação para a implementação do projeto

A implementação do “Recicla Verdinho” em Amambai teve início no começo de março com capacitações voltadas para os professores e estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado. Temas como educação financeira, alimentação saudável, combate ao mosquito da dengue e sustentabilidade foram abordados, incentivando a comunidade a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar e promovendo o consumo de alimentação saudável por meio de produtos orgânicos.

Amambai-MS, 22 de junho de 2022.

Por Nayara Tiago

FONTE:
https://ms.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/educacao/em-amambai-projeto-promove-troca-de-reciclaveis-por-moeda-social-para-compra-de-produtos-da-agricultura-familiar/